O planeta Terra está a atravessar um período muito delicado, único na sua história. Não só pela pandemia na qual vivemos, mas porque as alterações climáticas empurram-nos para a descoberta de novos meios de transporte e energia. O Fiat 500e vai mudar as regras do jogo para as viaturas com zero emissões. E melhor que isso, é saber que na Lizitalia já pode ver e testar o novo Fiat 500e.

Nos anos 60, a criação do Fiat 500 revolucionou o mundo automóvel e ofereceu uma mobilidade e liberdade às pessoas. O 500 representou uma mudança radical, tendo-se tornado uma marca muito apreciada ao longo do tempo.

Com a segunda geração a nascer em 2007, o Fiat 500, introduziu nos veículos citadinos o conceito de beleza e encanto italiano, único em todo o mundo.

Hoje, no final de 2020 chegou uma terceira e nova era, onde se espera que a mobilidade seja mais sustentável, mais conectada e mais autónoma, com regras cada vez mais rigorosas. O Novo 500e é a “reincarnação” da qual esperávamos.

Tanta substância: os melhores níveis possíveis de autonomia, carregamento e condução

Sabendo das exigências do mercado, a Fiat apresentou o 500 como tendo a autonomia e o tempo de carregamento no centro do desenvolvimento da “reincarnação” desta viatura. As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh, dão ao Novo 500 autonomia até 320 km no ciclo WLTP.

Para otimizar o tempo de carregamento, o Novo 500 é equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para carregar a bateria com grande rapidez. Por exemplo, são precisos apenas 5 minutos para constituir uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilómetros, mais do que suficiente para a utilização diária média. O carregador rápido pode também carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. A tomada Combo 2, localizada no painel traseiro direito da viatura, fornece energia ao carregador rápido tanto em corrente AC como DC.

Soluções de carregamento doméstico também estão disponíveis, com o sistema easyWallbox, que pode ser ligado a uma tomada de casa normal. Foi desenvolvido pela ENGIE EPS exclusivamente para a FCA e será comercializado pela Mopar na Europa em simultâneo com o lançamento da viatura. É uma solução “plug-and-charge” acessível, que pode ser gerida facilmente através de Bluetooth, permitindo estabilizar o carregamento de energia ao pôr o 500 à carga em casa de imediato com uma potência até 3 kW, sem necessidade de intervenção de pessoal especializado. Além disso, a easyWallbox está pronta para otimizar a potência até 7,4 kW, fornecendo carga total em casa em apenas cerca de 6 horas. O modelo é ainda fornecido com cabo de Modo 3 para carregamento na rede pública.

A nível de condução, o Novo 500 dispõe de 3 modos:

  • Sherpa – otimiza os recursos disponíveis para assegurar a chegada ao destino. O modo de condução Sherpa atua sobre diversos componentes para reduzir o consumo de combustível ao mínimo, a fim de assegurar uma tranquila chegada ao destino definido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima. Tal como um “Sherpa dos Himalaias”, encarregado de guiar toda a expedição até ao destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, de forma a reduzir o consumo de energia; desativação do sistema de ar condicionado e do aquecimento dos bancos (o condutor tem a opção de ativá-los em qualquer altura).
  • Normal –  aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com motor de combustão interna;
  • Range – ativa a função “one-pedal-drive”. Ao ativar este modo, é praticamente possível conduzir o Novo 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. De facto, libertar o pedal origina maior desaceleração do que com um motor de combustão interna, quase como se se tivesse carregado no pedal do travão. Em todo o caso, é necessário carregar no pedal do travão para imobilizar totalmente a viatura. No entanto, em utilização regular e com mais prática, pode eventualmente a aprender a conduzi-lo usando apenas o pedal do acelerador.

O motor debita 87 kW de potência, proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e de 0-50 km/h em 3,1 segundos.

Condução Autónoma de Nível 2 e conectividade

O novo 500 não se distingue apenas pela sua renovada e moderna estética ou por ser elétrico. A Fiat foi mais longe e apresenta uma viatura com o sistema de condução autónoma de nível 2.

  • Agora é possível fazer uma monitorização de todas as áreas em volta da viatura, tanto em sentido longitudinal como lateral, através de uma câmara dianteira.
  • O Cruise Control Adaptativo Inteligente (iACC) trava ou acelera em função de vários aspetos. Veículos, ciclistas ou peões que apareçam sem nos apercebermos deixam de ser um problema.
  • A Assistência à Manutenção no Centro da Faixa é um precioso sistema para viagens mais longas onde a fatiga poderá começar a dar os seus sinais. Com este sistema, o veículo mantém-se no centro da faixa de rodagem quando as marcações da estrada estão corretamente identificadas.
  • Ler os limites de velocidade apresentados na estrada parecia impossível há uns anos atrás. Hoje, a tecnologia está presente no Fiat 500, onde a Assistência Inteligente de Velocidade lê e recomenda a aplicação desses limites.
  • O sistema de Monitorização Urbana de Ângulos Mortos utiliza sensores de ultrassons para vigiar os ângulos mortos e alertar para a presença de obstáculos com uma luz de aviso triangular no retrovisor externo. Já os sensores a 360º permitem uma visão tipo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou ao executar manobras complexas.
  • A nível de conectividade, a FCA apresenta o primeiro modelo a ser equipada com o novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5. Este sistema permite uma perfeita integração com o seu smartphone, que será exibido num ecrã tátil de alta definição de 10,25”, com formato horizontal de fábrica que se encaixa na perfeição no tabliê da viatura.

O UConnect 5, combinado com o Módulo Telematic Box e com a função obrigatória de Chamadas de Emergência, fornece aos clientes uma série de inovadores serviços de conectividade:

  • My Assistant: sistema que liga o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e obter apoio para resolver quaisquer problemas. O cliente recebe ainda, por e-mail, um relatório através do qual pode verificar o estado atual da viatura.
  • My Remote: a partir do smartphone, o cliente pode verificar o nível de carga da bateria e locais de carregamento; identificar a localização exata da viatura; bloquear e desbloquear as portas; ligar e desligar as luzes e programar o sistema de ar condicionado.
  • My Car: para avaliar as condições da viatura, com verificação imediata de vários parâmetros, desde a pressão dos pneus até ao plano de assistência.
  • My Navigation: através da app móvel, é possível enviar o destino para o sistema de navegação da viatura, identificar o percurso, verificar as condições do trânsito e do tempo ao longo do trajeto e identificar a presença de radares. Também se pode ver quais os pontos de carregamento situados nas proximidades, localizando graficamente no mapa os pontos existentes dentro do raio de autonomia da viatura com base no nível de carga da bateria no momento. Os mapas manter-se-ão atualizados através de ligação sem fios.
  • My Wi-Fi: um autêntico hotspot que liga simultaneamente até oito dispositivos eletrónicos à Internet, tal como em casa. My Wi-Fi também permite interagir com a viatura graças à tecnologia de assistente de voz da Amazon Alexa, líder no respetivo setor.
  • My Theft Assistance: os clientes são imediatamente notificados no caso de furto da sua viatura. Assim que o furto é confirmado pelas autoridades policiais, o sistema de assistência presta apoio na localização da viatura.

Estilo e design

O Fiat 500 é um citadino icónico que se adaptou às necessidades dos seus clientes durante os últimos 60 anos. E agora volta a dar “cartadas” no mercado. Clássico, atraente e icónico, o 500 apresenta um ar fresco, avançado e compacto, mais sinuoso e elegante, ao mesmo tempo que oferece maior estabilidade. O logo da Fiat utilizado nesta viatura, foi transformado especificamente para a versão elétrica e que faz a ligação ao passado da marca e da viatura. Este é agora embelezado com um contorno azul-claro para se associar à componente elétrica.



Visite-nos e fique a conhecer o Novo Fiat 500e

LIZITALIA LEIRIA
Vendas
Segunda-Sexta das 09h- 19h
Sábados das 10h-13h e das 14h30-18h

Contacto
Geral – 244871520
Whatsapp – 924251036

Morada
R. Dr Virgilio Vieira da Cunha,
2401-903 Leiria, Portugal

LIZITALIA CALDAS DA RAINHA
Vendas
Segunda-Sexta das 09h-13h e das 14h-19h
Sábados das 10h-13h e das 14h30-18h

Contacto
Geral – 262837191
Whatsapp – 924251036

Morada
Estrada Nacional 8, Nº 53,
250-294, Tornada