Um elétrico “plug-in” com pilha de combustível para mobilidade sem emissões e com abastecimento rápido promete ser a revolução do ano

  • Até 6,1 m3 de volume de carga, abastecimento em 3 minutos e 400 quilómetros de autonomia;
  • Pilha de combustível no compartimento do motor, depósitos de hidrogénio substituem bateria;
  • ‘Design’ inteligente: conceito ‘plug-in’ com pilha de combustível beneficia utilização do espaço, desempenho e durabilidade;
  • Fabricado na Alemanha: Vivaro-e HYDROGEN vai ser produzido em Rüsselsheim.

Se tinha receios de ter um veículo puramente elétrico, agora verá que o futuro passa por uma mobilidade sem emissões. A Opel revelou esta semana o seu próximo projeto: um novo veículo comercial elétrico para utilizadores que necessitem de proceder a reabastecimentos rápidos: o Opel Vivaro-e HYDROGEN.

Este novo veículo é considerado um veículo elétrico plug-in, estando equipado com pilha de combustível (fuel cell), que garante capacidade máxima de transporte de 6,1 metros cúbicos (a mesma das versões com motor Diesel ou motorização elétrica a bateria). Permite assim, o reabastecimento com hidrogénio feito em apenas três minutos, sensivelmente o mesmo tempo necessário para abastecer um veículo convencional com motor de combustão.

Reveladoramente, a sua autonomia é superior a 400km (WLTP1), o que lhe permitirá sentir mais segurança no seu dia-a-dia. Este modelo será disponibilizado com dois comprimentos de carroçaria: 4.95 e 5.3 metros. A melhor notícia? A entrega das primeiras unidades a clientes frota está já agendada para o próximo outono.

Eficiente, durável e compacto: os benefícios do conceito ‘plug-in’ com pilha de combustível

Com base no já existente Opel Vivaro-e (chegará ao mercado nacional no final do ano), o novo comercial da Opel terá o conceito de “plug-in”, que permite a integração de todo o “pack” das células de combustível junto com o motor eléterico de tração no compartimento sob o capô dianteiro do veículo. Da mesma forma, a bateria do Vivaro-e BEV (Battery Electric Vehicle) é substituída por três depósitos de hidrogénio de 700 bar de pressão. 3 minutos é o tempo suficiente para que os cilindros construídos em fibra de carbono sejam completamente abastecidos. Uma vez cheios, proporcionam uma autonomia superior a 400 quilómetros.

Opel Vivaro-e HYDROGEN não perde carga útil, antes pelo contrário

E se achava que este método poderia afetar a utilização do espaço do Opel Vivaro, desengane-se. A versão elétrica, alimentada a bateria, transforma-se desta maneira num veículo comercial ligeiro elétrico, com pilha de combustível. Ao contrário de outros veículos no mercado, a Opel conseguiu com que a carroçaria e a volumetria da carga não fossem afetadas negativamente. O volume de carga disponível é de 5.3 a 6.1m3, ao mesmo tempo que a capacidade de carga útil sobe para 1100kg.

Com a pilha de combustível capaz de debitar a potência de 45 kW, o Opel Vivaro-e HYDROGEN consegue assegurar uma condução contínua em autoestrada, enquanto a bateria de iões de lítio de 10,5 kWh, colocada debaixo dos bancos dianteiros, disponibiliza a potência máxima quando esta é necessária, por exemplo, nos arranques e durante as fases de aceleração. Uma vez que a bateria cobre as necessidades de potência nestas situações, a pilha de combustível pode funcionar em condições ótimas de operação. A bateria recebe, igualmente, energia proveniente da travagem regenerativa, enquanto a tecnologia ‘plug-in’ oferece a possibilidade de carregar a bateria externamente se necessário, por exemplo, numa estação de carregamento, providenciando 50 quilómetros de autonomia.

No seguimento da oferta de uma gama elétrica, o Vivaro-e HYDROGEN complementa a oferta do Vivaro-e e do Combo-e como o mais recente membro da família de veículos comerciais ligeiros totalmente elétricos da marca Opel. 


[1] Autonomia determinada de acordo com a norma de testes WLTP (R (EC) No. 715/2007, R (EU) No. 2017/1151).
Fonte – Media Opel

Visite a Lizoeste em Torres Vedras & Caldas da Rainha.