A Lizitalia apresenta o novo modelo Fiat Tipo Cross que promete ser um forte concorrente do segmento C.

A família Tipo acaba de ser aumentada com uma nova carroçaria – o Novo Tipo Cross. Esta carroçaria, que promete ser uma aposta ganha, veio juntar-se às 3 variantes já existentes: 4 Portas, 5 Portas e Station Wagon.

Com uma estrutura mais potente e arrojada, podemos observar que o Novo Tipo Cross é mais amplo e manifestamente maior: a altura deste modelo foi aumentada quase 4cm, graças à nova regulação das suspensões e à adição de uma nova solução de jante e pneu. Esta solução já é conhecida para os clientes Fiat, que o viam no crossover Fiat 500X. Para além disso, o Novo Tipo Cross incluí pneus mais largos para um visual ainda mais robusto.

Em termos de condução, a nova configuração oferece uma posição de condução mais alta e maior facilidade para entrar e sair do carro, além de simplificar tudo aquilo a que as famílias clientes do Tipo estão habituadas. Colocar as crianças no banco de trás ou até mesmo encontrar objetos que podem ficar presos sob os bancos deixa de ser um problema.

Mas se achamos que as diferenças já são muitas, o estilo “Cross” veio adicionar uma componente de estética mais arrojada. Existe agora um rebordo das cavas das rodas lateralmente e à frente, onde incluí uma placa de proteção inferior exclusiva e uma proeminente barra de proteção no para-choques.

A acompanhar estas alterações, a iluminação também foi um dos elementos a serem revistos pela equipa da Fiat. O Novo Tipo Cross apresenta um novo design a nível de faróis, sendo eles agora full LED”, tanto na dianteira como na traseira. Este novo design realça as linhas da viatura e conferem um visual mais moderno, ao mesmo tempo que aumentam a segurança ativa e passiva de quem anda na estrada.

O seu interior

No seu interior, merece destaque o novo painel de instrumentos TFT digital completamente configurável de 7”, em substituição do convencional painel de instrumentos analógico. Um sistema com tecnologia claramente mais avançada, que ajuda o condutor a manter sob controlo as condições do veículo, a faceta multimédia e o telemóvel. Outra estreia é verificada no painel de instrumentos, que apresenta o novo rádio Uconnect 5, com ecrã tátil de 10,25″. Com o objetivo de facilitar uma utilização simples e prática, o Novo Tipo Cross permite ao condutor e aos passageiros de usar as funcionalidades CarPlay e Android Auto sem necessidade de ligação por cabos.

A nível de habitáculo, podemos observar que os bancos são revestidos de tecido com padrões exclusivos e o volante é mais elegante e desportivo. Foi desenhado para ser mais compacto para proporcionar uma melhor ergonomia e oferecer uma maior visibilidade do painel de instrumentos.

Novo interior Fiat Tipo Cross

E os motores?

O Novo Tipo Cross pode ser equipado com o turbodiesel 1.3 Multijet de 95 cv ou 1.6 de 130 cv, ou com o novo motor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 cv. Este último motor faz parte da família FireFly Turbo, sendo esta a versão mais atualizada para oferecer as melhores performances, associadas a níveis consideravelmente inferiores de consumo e emissões. A potência máxima é de 100 cv (74 kW) e o pico de binário chega a 190 Nm logo às 1500 rpm, em vez das 4500 rpm do atual motor 1.4 a gasolina de 95 cv, que só chega a 127 Nm. Este motor assegura, assim, prazer de condução e excelente arranque, graças à favorável curva de binário mesmo a baixo regime de rotações, além de ser mais confortável, graças à admirável ausência de ruído. As emissões de CO2, por sua vez, descem até ao valor de 121 g/km (WLTP). Melhor ainda, a caixa de velocidades foi regulada para assegurar máxima prontidão de resposta no trânsito citadino e o maior conforto possível em autoestrada, impedindo o motor de ultrapassar 3200 rpm à velocidade de cruzeiro de 130 km/h.

Por fim, o Novo Tipo Cross pode contar com o motor diesel Multijet conforme à norma Euro 6D Final, disponível em dois níveis de potência: 95 e 130 cv (anteriormente 120 cv), com considerável melhoria em termos de desempenho e de valores de CO2 (a partir de 110 g/km (WLTP)). O 1.6 Multijet de 130 cv é também a motorização ideal para frotas comerciais, campo estratégico para o segmento C e, logo, para o Tipo.

Fique a conhecer o novo e entusiasmante crossover

Segurança e tecnologia topo de gama

A juntar ao design e ao estilo, foi feita uma importante remodelação em termos de tecnologia, com um objetivo: chegar ao topo do segmento C. O Novo Tipo é equipado com uma ampla série dos mais recentes Advance Driver-Assistance Systems (ADAS):

  • “Reconhecimento de Sinais de Trânsito” para identificar a velocidade máxima permitida na estrada onde se está a circular
  • “Assistência Inteligente à Velocidade” que recomenda ao condutor que observe o limite de velocidade
  • “Controlo de Faixa de Rodagem” para manter a viatura na respetiva faixa, desde que as marcações na estrada possam ser devidamente detetadas
  • “Sensor de Deteção de Fadiga” que sugere ao condutor que faça uma pausa quando se sentir demasiado cansado para continuar a viagem
  • “Luzes de Máximos Adaptativas” para assegurar melhor visibilidade durante a condução noturna, ao ligar automaticamente os máximos quando a via em sentido contrário está vazia
  • “Assistência de Ângulo Morto” que usa sensores de ultrassons para monitorizar ângulos mortos e alertar para a existência de quaisquer obstáculos por meio de uma luz de aviso, em forma de triângulo, no retrovisor exterior
  • E ainda sensores de estacionamento dianteiros, sistema de Entrada/Arranque sem Chave e carregador sem fios para que se possa pôr o telemóvel a carregar sem necessidade de cabos. Um verdadeiro pico de potência: um carregador rápido de 15 kW, com o triplo da potência dos smartphones mais vendidos.

Quando chega?

A grande boa notícia é que a Lizitalia já começou a receber este modelo.

Se está em confinamento e não nos pode visitar, não se preocupe. Podemos agendar uma videochamada para não ficar a perder nenhum detalhe! Diga-nos a sua disponibilidade e nós telefonamos.


LIZITALIA LEIRIA
Vendas
Segunda-Sexta das 09h- 19h
Sábados das 10h-13h e das 14h30-18h

Contacto
Geral – 244871520
Whatsapp – 924251036

Morada
R. Dr Virgilio Vieira da Cunha,
2401-903 Leiria, Portugal

LIZITALIA CALDAS DA RAINHA
Vendas
Segunda-Sexta das 09h-13h e das 14h-19h
Sábados das 10h-13h e das 14h30-18h

Contacto
Geral – 262837191
Whatsapp – 924251036

Morada
Estrada Nacional 8, Nº 53,
250-294, Tornada