A Fiat completa a eletrificação da sua gama com o lançamento dos novos 500X Hybrid e Tipo Hybrid. Em linha com o seu ADN, a marca FIAT dá mais um importante passo em direção a uma mobilidade sustentável para todos.

A viagem nesta nova vertente ambiental teve início com as novas versões 500 Hybrid e Panda Hybrid, continuando com o Novo 500 equipado com um motor elétrico. Agora, surge o lançamento do novo 500X e do Tipo, ambos com o novo motor Hybrid de 48 Volts. Com isto, a FIAT mantém a sua promessa de oferecer pelo menos uma versão de baixas emissões para cada modelo e dá mais um passo no caminho da transição energética e da mobilidade sustentável.

Nas palavras de Olivier François, CEO da FIAT e CMO da Stellantis:

A viagem da FIAT em direção à eletrificação continua. Com o lançamento dos novos 500X Hybrid e Tipo Hybrid, equipados com a nova tecnologia híbrida de 48 Volts, a gama FIAT está agora totalmente eletrificada. Podemos agora fornecer a todos os nossos clientes uma solução sustentável, quaisquer que sejam as suas necessidades de mobilidade, com tecnologia simples e a um custo acessível. Estou extremamente orgulhoso disto pela sua consistência com a nossa visão: ‘Só é ecológico, se o for para todos’. E há mais. A nossa viagem em direção à mobilidade sustentável para todos continua, com o objetivo – como anunciei anteriormente – de lançar um novo veículo todos os anos, começando já em 2023. Cada modelo terá um motor elétrico, para alcançar uma gama totalmente elétrica a partir de 2027“.

Sempre de mão dada ao ideais e aos seus valores, a FIAT contribuiu significativamente para a divulgação e conhecimento da tecnologia híbrida: uma solução tecnológica simples que não cria barreiras à sua utilização, para que os veículos possam ser conduzidos como um automóvel “normal” com um motor convencional. Com o objetivo de difundir a sensibilização para os seus benefícios, a FIAT colocou esta tecnologia “nas mãos das pessoas”, tomando como ponto de partida os seus modelos icónicos, os automóveis citadinos mais vendidos na Europa. O 500 e o Panda, dos quais mais de 200.000 unidades da versão Hybrid foram vendidas em 2021, fizeram da FIAT um dos principais protagonistas do mercado.

O 500X Hybrid e o Tipo Hybrid representam outro importante passo no percurso da marca para satisfazer a crescente procura desta tecnologia no segmento em questão (+30% no último ano).

A parceria com a (RED):

A parceria com a (RED) também continua: o 500X Hybrid e o Tipo Hybrid são lançados no nível de acabamento da série especial (RED), contribuindo consistentemente para a divulgação da mensagem de que cada um de nós pode contribuir para uma boa causa e estar ao lado da (RED) na sua luta contra as pandemias. O 500X Hybrid e o Tipo Hybrid, mais sustentáveis e socialmente mais relevantes.

Todas as versões do 500X e do Tipo equipadas com o motor híbrido incluem, também, o logótipo que as identifica como “Hybrid” na porta traseira, composto por duas folhas com gotas de orvalho em azul – uma tonalidade mais vibrante do que a utilizada no 500 e no Panda, para denotar a evolução tecnológica do motor.

Novo HYBRID 48 Volts: um impulso extra para o quotidiano

O novo motor instalado nos 500X Hybrid e Tipo Hybrid não é apenas ambientalmente sustentável e acessível, com base nos seus baixos custos de funcionamento. Este novo modelo conta com tecnologia destinada, sobretudo, a ser simples e centrada nas pessoas, em nome do conceito “Tech it Easy”, do progresso que não exige manuais de instruções complicados para ser utilizado em todo o seu potencial.

O segredo do desempenho do 500X Hybrid e do Tipo Hybrid reside na sinergia entre a nova geração do motor FireFly, um bloco de 1,5 litros com quatro cilindros, turbo a gasolina, que produz até 130 cv de potência e um binário de 240 Nm, e o motor elétrico de 48 Volts com 15 kW, controlada pela nova transmissão automática de dupla embraiagem de 7 velocidades.

Cortesia da tecnologia híbrida avançada, a potência do motor FireFly é suportada por um motor de arranque/gerador BSG, com arranque silencioso 100% elétrico, e pelo motor elétrico que melhora a eficiência e a dinâmica do veículo. O automóvel pode, portanto, circular com o motor de combustão interna desligado.

Consumo & Emissões*

Este é o primeiro FIAT Hybrid que utiliza o motor elétrico desligando completamente o motor a gasolina, o qual pode permanecer inativo em até 47% do tempo de acordo com o ciclo total WLTP.

Só no ciclo urbano, a percentagem sobe para 62%. Como resultado, o novo Hybrid de 48 Volts é um motor a gasolina que consome menos do que um Diesel no ciclo urbano (WLTP):

  • 4,7 l/100 km em comparação com 5,0 l/100 km para o motor Diesel de 1,6 litros no Tipo;
  • 5,1 l/100 km em comparação com 5,4 l/100 km para o motor Diesel de 1,6 litros no 500X.

Os benefícios do novo motor 1,5 T4 Hybrid de 48 Volts são ainda maiores do que os do anterior 1,3 T4 (500X): na nova versão, as emissões de CO2 são até 11% mais baixas (ciclo WLTP). O desempenho nunca é sacrificado e o automóvel é muito confortável de conduzir, cortesia das transições praticamente impercetíveis entre o motor elétrico e o motor de combustão.

Performance

É, também, o modelo com melhor desempenho da gama – com uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos, no caso do Tipo, e em 9,4 segundos quando instalado no 500X – com uma entrega praticamente instantânea do binário a partir do motor elétrico. O motor de combustão é, portanto, rapidamente suportado nos arranques e o seu desempenho é otimizado, atenuando o efeito “turbo lag” – de atraso na resposta do turbo – e assegurando uma pronta resposta à pressão no pedal do acelerador. Do mesmo modo, se arrancar em modo puramente elétrico, o motor de combustão é iniciado de forma a ajudar na entrega de potência.

Por último, mas não menos importante, vale a pena mencionar que o motor elétrico atua de forma a alterar o ponto de funcionamento do motor de combustão, assegurando que este pode atingir a máxima eficiência, mesmo num veículo frio. Esta função acelera a transição de aquecimento do catalisador, com mais benefícios em termos de consumo de combustível e emissões.

Condução de veículos elétricos

O grupo propulsor híbrido tem múltiplas vantagens em ambos os novos modelos, sobretudo no arranque em modo 100% elétrico: suave, silencioso e sem desperdício de gasolina. Da mesma forma, o automóvel pode continuar a ser conduzido em modo totalmente elétrico, consoante a potência exigida e o nível de carga da bateria (e-launch). A propulsão puramente elétrica também pode ser utilizada para a função e-creeping, para realizar uma série de curtas deslocações para a frente, sem pressão no acelerador, por exemplo num engarrafamento de trânsito (e-queueing). O veículo pode também ser estacionado em modo 100% elétrico, quer em primeira velocidade, quer em marcha-atrás (e-parking). Além disso, o propulsor híbrido foi, igualmente, concebido para recuperar energia durante as fases de travagem e de desaceleração.

As vantagens desta tecnologia são imediatas: menos emissões e um maior respeito pelo ambiente, menos poluição sonora, mais conforto e diversão – cortesia da fluidez da transmissão automática e da capacidade de resposta do propulsor – bem como um menor consumo de combustível. Estas características fazem da nova tecnologia instalada no 500X e no Tipo o melhor motor híbrido de 48 Volts dos segmentos B e C: um impulso extra para o quotidiano, fácil de utilizar e capaz de satisfazer as necessidades de todos em termos de liberdade de mobilidade.

FIAT 500X Hybrid, o crossover italiano

Sempre um dos modelos do “top 10″ do segmento mais concorrido e desafiante, o 500X não tem medo da concorrência e ostenta uma taxa de conquista de mais de 60% contra os seus concorrentes. O único veículo utilitário disponível com capota em lona, o único modelo no seu segmento com relevância social, cortesia da colaboração com a (RED), a versão Hybrid do 500X introduz agora a nova transmissão automática de dupla embraiagem de 7 velocidades.

O aspeto exterior foi, também, renovado com o lançamento do Model Year 2022: a dianteira assume o novo logótipo “500”, enquanto a traseira inclui agora o lettering dinâmico “FIAT”, um sinónimo de identidade e carácter. Dois sinais de design que tornam o 500X ainda mais contemporâneo, um elemento reminiscente do visual e personalidade do Novo 500.

Disponível nos níveis de acabamento Club, Cross e Sport e em duas variantes de carroçaria (berlina e Dolcevita com capota em lona), a gama 500X inclui os motores 1.0 GSE T3 de 120 cavalos e 1.3 MULTIJET de 95 cavalos. Juntamente com a nova versão Hybrid, todos eles constituem uma oferta que pode satisfazer todas as necessidades de mobilidade dos clientes.

FIAT Tipo Hybrid, o “transportador de famílias” é, por definição, sustentável

O Tipo Hybrid é o automóvel ideal para famílias que procuram um veículo versátil e funcional para satisfazer as necessidades diárias de mobilidade, também graças à reintrodução na gama de uma transmissão automática. O Tipo é um automóvel para ir a qualquer lugar, até aos centros das cidades ou para viagens fora delas, um veículo prático e espaçoso que é, ainda, respeitador do ambiente.

O Tipo Hybrid enquadra-se assim na gama de um modelo que já vendeu mais de um milhão de unidades desde o seu lançamento, o que o torna o epítome do conceito “transportador de famílias”. Está disponível em três níveis de acabamento (Tipo, City Life e Cross), todos na variante de carroçaria berlina, bem como numa versão station wagon muito espaçosa. A gama de motores não é menos ampla. Assim, para além da versão Hybrid, está também disponível um motor a gasolina 1.0 T3 de 100 cv, um motor Diesel 1.3 SDE de 95 cv e o motor Diesel 1.6 de 130 cv no topo da gama.

Conduza em segurança com as tecnologias ADAS

O 500X Hybrid e o Tipo Hybrid também lideram os seus respetivos segmentos através dos seus Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) opcionais, para se tornarem mais fáceis de conduzir e para prevenir potenciais perigos.

Estão disponíveis os seguintes equipamentos de segurança:

  • Sensor de Deteção de Fadiga, uma nova adição ao 500X Hybrid, embora anteriormente visto no novo Tipo em 2020, para detetar os primeiros sinais de fadiga do condutor nos movimentos laterais do veículo. Também envia um aviso acústico e visual para o painel de instrumentos e recomenda ao condutor que faça uma pausa na condução
  • Travagem Autónoma de Emergência, capaz de travar, automaticamente, para evitar ou reduzir os efeitos de uma colisão com um veículo à frente, mesmo que o condutor não tome qualquer medida.   Antes de ser totalmente acionado, o sistema envia um sinal acústico e visual no painel de instrumentos e de seguida trava ligeiramente para avisar o condutor
  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito, para identificar a velocidade máxima permitida na estrada onde se está a circular
  • Assistência Inteligente à Velocidade, que recomenda ao condutor que observe o limite de velocidade
  • Controlo de Faixa de Rodagem, para manter a viatura na respetiva faixa, desde que as marcações na estrada possam ser devidamente detetadas
  • Luzes de Máximos Adaptativas, para assegurar melhor visibilidade durante a condução noturna, ao ligar automaticamente os máximos quando a via em sentido contrário está vazia
  • Assistência de Ângulo Morto, que usa sensores de ultrassons para monitorizar ângulos mortos e alertar para a existência de quaisquer obstáculos por meio de uma luz de aviso, em forma de triângulo, no retrovisor exterior.

Para contribuir para uma vida a bordo ainda mais prática e simples, estão disponíveis o acesso e arranque sem chave, a câmara traseira e um carregador sem fios para smartphones (este último apenas disponível no Tipo Hybrid). O carregador proporciona uma verdadeira potência de carga (três vezes superior à dos smartphones mais vendidos) ao disponibilizar carregamento rápido de 15 Watts.

As encomendas para o FIAT 500X Hybrid e Tipo Hybrid – produzidos na fábrica de Melfi em Itália e em Tofas, na Turquia, respetivamente – abrem em fevereiro nos principais mercados europeus. Os modelos estarão disponíveis em concessionários a partir de abril.

*Valores provisórios, aguardam homologação. Portela, 15 de fevereiro

Faça já o seu pedido de test-drive e veja por si:

    Autorizo a utilização dos seus dados pessoais para contacto posterior.


    Sobre a Lizitalia

    A Lizitalia é uma empresa que faz parte do Grupo Lizauto e representa as marcas Alfa Romeo, Fiat, Fiat Professional, Abarth e Jeep. Iniciou a sua atividade em 2007 em Leiria. Além disso, abriu um stand nas Caldas da Rainha e no ano 2019 inaugurou umas novas instalações em Leiria. Acima de tudo, contamos com o serviço pós-venda em ambos os locais. Em conclusão, para mais informações, poderá consultar o site aqui.

    Sobre a Fiat

    A sigla F.I.A.T. significa Fabbrica Italiana Automobili Torino, mas o nome FIAT significa infinitamente mais. Fundada em 1899, ao longo dos anos, a empresa sediada em Turim tornou-se um símbolo da Itália criativa e tecnológica, transformando a sua história da Itália e mobilidade global para sempre. Poderá saber mais sobre a sua história em: Fiat.pt