Colocado na vanguarda da mobilidade sustentável dentro do competitivo segmento dos crossovers compactos, a nova geração do Kia Niro, que chega à Asializ já este mês, destaca-se pelas diversas funcionalidades inovadoras em matéria de design e conforto.

A característica estética dominante no design exterior é o pilar C, com um acabamento contrastante com a restante carroçaria, o qual, além do design, desempenha também uma útil função aerodinâmica. O painel esconde um “túnel” que canaliza o ar que se desloca pelos flancos do veículo, libertando-o através de um orifício junto às luzes traseiras. O resultado é uma diminuição da turbulência decorrente da resistência aerodinâmica.

Outro elemento relevante mas subtil no design exterior é a Entrada de Ar Ativa (Active Air Flap) integrada na grelha dianteira, que se fecha ou abre automaticamente consoante as necessidades de arrefecimento do motor, facilitando a circulação do ar sobre a secção dianteira do veículo. O dispositivo está incorporado simultaneamente nas zonas superior e inferior da grelha na versão HEV(Hybrid Eletric Vehicle) e apenas na parte inferior na versão EV 100% elétrica (Eletric Vehicle).

“Green Zone” na sua versão HEV

Reforçando o foco na eficiência e na mobilidade sustentável como dois conceitos centrais no seu desenvolvimento, o novo Niro possui um modo de condução inteligente “Green Zone” na sua versão HEV. Tendo em conta aos dados de localização fornecidos pelo sistema de navegação, a análise dos padrões de condução ou ainda através do comando manual por parte do condutor, o modo de condução “Green Zone” ativa a propulsão exclusivamente elétrica para eliminar as emissões de gases de escape em determinadas zonas, tais como escolas, hospitais, ou mesmo próximo da residência do condutor.

Habitáculo tipo “lounge” e amigo do ambiente

O habitáculo é constituído maioritariamente por materiais amigos do ambiente, muitos dos quais inspirados na própria natureza. O forro do tejadilho é produzido com 56% de fibras de papel recicladas, o couro artificial do revestimento dos bancos é fabricado em poliuretano de base biológica (Bio PU), contendo Tencel® produzido a partir de eucaliptos, e o painel onde se encontram inseridos os comandos dos vidros elétricos tem um acabamento com tintas isentas de BTX*. Os bancos de couro artificial possuem um efeito de tecido, enquanto as novas coberturas de plástico granulado remetem para o basalto natural que se encontra na ilha coreana de Jeju.

Algumas melhorias menos visíveis no interior do habitáculo, mas não menos relevantes, contribuem para a comodidade sentida a bordo, para a sensação de atenção ao detalhe colocada no design e para a elevada qualidade percecionada. Neste âmbito foi dada particular atenção à introdução de materiais insonorizantes nas zonas onde o ruído da estrada é mais percetível quando se utilizam grupos propulsores elétricos, naturalmente mais silenciosos.

A experiência auditiva foi também melhorada através da instalação de uma caixa de velocidades inovadora, especificamente desenhada para gerar menos ruído. Esta nova caixa não possui marcha-atrás, sendo as manobras para a retaguarda executadas com recurso ao motor elétrico. Com esta alteração, o peso do veículo foi reduzido em 2,3 kg, resultando ainda numa diminuição do consumo em 0,62%. 

Nesta nova geração, condutor e passageiros beneficiam também de importantes melhorias na conceção dos bancos. A estrutura dos bancos dianteiros é 30% mais estreita que no modelo anterior, traduzindo-se numa redução de 30 mm, enquanto o banco de “relaxamento” reclinável do passageiro dianteiro foi configurado de modo a que a pressão exercida pelo corpo seja distribuída de forma mais uniforme, aumentando o conforto especialmente em viagens de longa distância. O banco do condutor dispõe de função de memória e, tanto os bancos dianteiros como os traseiros, usufruem de um sistema de aquecimento. A função de ventilação opcional está disponível para os bancos dianteiros. O banco traseiro foi concebido com uma função de inclinação de duas etapas, que aumenta o espaço e o conforto dos ocupantes, além de possuírem uma possibilidade de rebatimento na proporção 60:40, que assegura mais espaço para carga. 

No espaço para bagagem, o novo Niro inclui uma chapeleira recolhível, cujas dimensões compactas facilitam a sua arrumação. A tela deste elemento é fabricada em plástico PET reciclável, facto que reduz o seu peso em 2,1 kg relativamente às chapeleiras tradicionais. Com este dispositivo montado, os utilizadores podem tirar partido da capacidade de carga de 475** litros do Niro.

No centro do tabliê do novo Niro encontra-se um amplo ecrã, perfeitamente integrado, que contribui para a sensação de “lounge” que este espaço pretende transmitir. Outro pormenor muito útil é o ajuste da consola central, que se adequa às necessidades dos utilizadores. Este espaço pode ser configurado para diversos fins, incluindo um versátil suporte para copos e um tabuleiro central de superfície profunda, bem como uma divisória amovível que lhe permite acomodar um computador portátil, um tablet ou documentos.

Pronto para a aventura

A função “Veículo para Dispositivo” (Vehicle-to-Device, V2D) do Niro EV permite à bateria bidirecional atuar como fonte de energia portátil de 3 kW, potência suficiente para carregar dispositivos como bicicletas elétricas ou equipamentos de campismo.

Para viagens de longa distância à descoberta da natureza, o novo Niro oferece ainda uma excelente capacidade de reboque: 600 kg (sem travões no elemento atrelado) ou 1300 kg (com travões) na versão HEV (adequada para a maioria das caravanas e atrelados), ou 300 kg (sem travões) e 750 kg (com travões) no Niro EV.

Faça já o seu pedido de proposta:

    Autorizo a utilização dos seus dados pessoais para contacto posterior.


    *Sobre o Grupo Lizauto

    O Grupo Lizauto sempre se dedicou ao ramo automóvel e, tem uma longa experiência na atividade do retalho e reparação automóvel. Com início em meados do século passado, foi evoluindo e ajustando a sua estrutura face às exigências do mercado e das marcas por si representadas, com especial enfoque na relação com o meio e a satisfação dos nossos clientes. Além disso, neste momento, o Grupo Lizauto está presente em Leiria com a representação da marcas Alfa Romeo, Jeep, Fiat, Abarth, Fiat Professional e a sua própria marca de veículos semi-novos, a Z Auto. Nas Caldas da Rainha conta com a marca Opel, a Z Auto, Alfa Romeo, Jeep, Fiat, Abarth, Fiat Professional e o serviço BMW. Em Torres Vedras, o Grupo representa a Opel e, mais recentemente, a Kia. Saiba mais em: www.grupolizauto.pt

    * Sobre a Kia Corporation

    A Kia (www.kia.com) é uma marca de mobilidade que opera à escala global e cuja visão é criar soluções de mobilidade sustentáveis para os consumidores, comunidades e sociedades de todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52 000 colaboradores à escala mundial, presença em mais de 190 mercados e unidades de produção distribuídas por seis países, a empresa vende atualmente cerca de três milhões de automóveis por ano. Além disso, a Kia ocupa um lugar de vanguarda na popularização dos automóveis eletrificados e elétricos a bateria. Ao mesmo tempo que desenvolve um leque crescente de serviços de mobilidade, incentivando assim milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores formas de ir mais além. Acima de tudo, o slogan de marca da empresa, “Movement that inspires”, reflete o empenho da marca em inspirar o consumidor através dos seus produtos e serviços.

    Para mais informações, visite o Kia Global Media Center, em www.kianewscenter.com .